.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

GANDHI EM NÓS



O Ocidente costuma ficar bem distantes das culturas e da história da Ásia. Mas aquela parcela mais populosa da humanidade tem muito a ensinar. Há 65 anos, em um já longínquo 30 de janeiro de 1948, era assassinado o líder da Independência da Índia e defensor da não violência ativa, Mahatma Gandhi.
Ele, com sua luta política coletiva exemplar, elaborou também uma atualíssima versão do que se chamava de “Sete Pecados Sociais”: riqueza sem trabalho, conhecimento sem sabedoria, prazer sem escrúpulo, comércio sem moral, ciência sem humanismo, política sem idealismo e religião sem austeridade e sacrifício. Se cada um de nós, em todos os momentos de nossas vidas, combater essas distorções, o Brasil, sem dúvida, vai melhorar.
Mahatma Gandhi (1869-1948) foi líder pacifista indiano. Principal personalidade da independência da Índia, então colônia britânica. Ganhou destaque na luta contra os ingleses por meio de seu projeto de não-violência. Além de sua luta pela independência da Índia, também ficou conhecido por seus pensamentos e sua filosofia. Recorria a jejuns, marchas e à desobediência civil, ou seja, estimulava o não pagamento dos impostos e o boicote aos produtos ingleses. Ainda hoje vale a pena lembrar este líder!