.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012


REFERÊNCIAS DO CARNAVAL MARANHENSE


Recordar é viver...

No Estado do Maranhão, tem Carnaval para todos estilos. O Carnaval de rua de São Luís começa logo quando termina o Réveillon. É uma folia marcada pela diversidade de ritmos, que vai desde as tradicionais marchinhas, passa pela batida tribal dos blocos afros, dança de roda das senzalas, tambor de crioula, blocos alternativos, escolas de samba, blocos tradicionais e o contagiante carnaval de rua.

A Casinha da Roça: sobrevive até hoje, lembrando o cotidiano das famílias interioranas maranhenses, caracterizado pelas coreiras do Tambor de Crioula e a sua deliciosa culinária.





O Tambor de Crioula: está sempre presente em todas as festas populares do Maranhão, seja no Carnaval ou nas festas juninas. Hoje ostenta o título de Patrimônio Imaterial do Brasil..

Os Fuzileiros da Fuzarca: um dos grupos carnavalescos mais autênticos do carnaval maranhense foi passado em revista, sob os olhares de uma chuva de fevereiro, reunindo uma turma de bambas da Madre Deus. Em dezembro de 1936. O nome do grupo foi em decorrência de um filme que estava passando no Cine Riauto, antiga sala de espetáculos localizada na rua do Passeio, intitulado Os Fuzileiros. Alguém acrescentou Fuzarca e a brincadeira nasceu assim.

Tribo de Índio: tradicionalmente festejada entre jovens de comunidade que reverenciam os rituais e as manifestações de cura e pajelânça das tribos indigenas do Maranhão. Sobrevive ao tempo levando a mensagem da natureza para o Carnaval.




Blocos Tradicionais: a mais autêntica manifestação carnavalesca produzida no Maranhão. No passado era reunião de jovens da sociedade (rapazes) que aproveitavam as tardes do período pré-carnavalesco para brincarem e se divertirem pelas ruas da cidade. Hoje é permitido a preseça feminina e de crianças, mantendo a tradição de uma manifestação bem familiar. No momento buscam o reconhecimento como Patrimônio Imaterial do Brasil.



O Fofão. A fantasia costuma obedecer a um padrão. “Macacão de chita colorido e máscara horripilante. Nas mãos, uma boneca e uma varinha”. Algumas pessoas costumam procurar semelhanças entre o Fofão maranhense e os palhaços da Comédia del’Arte. Outros ainda com o Bulfão medieval ou com o Bobo da Corte. Mas, semelhanças e diferenças à parte, o Fofão é uma das figuras mais emblemáticas do Carnaval maranhense.