.

sexta-feira, 1 de junho de 2012



PROFISSÃO GLORIOSA

Durante muito tempo o Dia Nacional da Imprensa foi comemorado em 10 de Setembro. Mas a partir de 1999, a data mudou para 1º de Junho.
A história dessa mudança é lembrada neste artigo do jornalista Manoel Leão, que aproveitamos para homenagear todos os que fazem a imprensa maranhense.
“No dia 1º de junho, por determinação da lei nº 9.8831 de 1999, foi comemorado o Dia Nacional da Imprensa, que antes era comemorado no dia 10 de Setembro, dia que começou a circular a “Gazeta do Rio de Janeiro”. Agora é a data em que foi lançado o Jornal “Correio Braziliense”, em Londres.
A mudança da data tem um simbolismo importante, que nós, os principais interessados, deixamos de atentar:
O dia 10 de Setembro é a data da instalação do primeiro Jornal no Brasil, a Gazeta do Rio de Janeiro, Jornal oficial (atente para isso: Jornal oficial), da Corte, com a obrigação de bajular, aplaudir e defender o governo instalado no Brasil.
Todos os outros jornais ou livros eram proibidos de circular, pois o Império temia a circulação das ideias correntes na Europa àquela época: Liberdade, Igualdade, Fraternidade.
Ora, matar ideias é uma tarefa, como dizia o poeta,  tão inglória como tentar deter as  manhãs: Três meses antes do lançamento da Gazeta circulava no Rio de Janeiro clandestinamente o Correio Braziliense, produzido pelo jornalista gaúcho Hipólito José da Costa.
Claro, há críticas à troca politicamente correta:  A mudança, sugerida pela Associação Riograndense de Imprensa (gaúcha), foi patrocinada por um projeto do deputado Nelson Marchezan e sancionada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso em cerimônia com a presença do presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Paulo Cabral, diretor do atual Correio Braziliense ressuscitado em Brasília, em 1960, por Assis Chateaubriand. Seria a troca de um “Jornal do governo por um jornal vendido ao governo”.
Sem entrar nessa discussão, este artigo é apenas para transmitir aos pares e colegas a solidariedade e apoio a esta inglória e gloriosa profissão”.