.

terça-feira, 13 de novembro de 2012



COMO ACONTECEU

A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA aconteceu no dia 15 de novembro de 1889. Naquela época, o povo andava muito insatisfeito com o Império, uma forma de governo que não correspondia mais às mudanças sociais do país. O Brasil queria se tornar um país moderno. Ser moderno era ser republicano! E essa vontade de mudar foi contagiando muita gente. A Proclamação ocorreu no Rio de Janeiro, a antiga capital do Império, por um grupo de militares liderado pelo marechal Deodoro da Fonseca, que deu um golpe de estado no Império.



DEFENSORES DA REPÚBLICA

OS REPUBLICANOS lutaram pelo fim da escravidão e a favor do trabalho assalariado. O clima foi esquentando e até a Igreja, que antes era aliada do Império, resolveu colar nos republicanos. O exército, que tinha uns arranca rabos com o sistema, também entrou na onda dos defensores da República. Praticamente todos estavam unidos, e era só esperar o momento certo! Antes que D. Pedro II montasse uma nova Câmara, o marechal Deodoro da Fonseca proclamou a República!



Como era a MODA na Monarquia Brasileira (1822 - 1889)



AS DAMAS DA CORTE usavam VESTIDOS de seda, várias SAIAS, CORPETES em veludo e CASAQUINHOS para sair, bem como TOUCADOS e CHAPELINHOS, as mais novas da CORTE usavam os vestidos Império com a cintura marcada sob os seios. Debret desenhou muito essas modas e das muitas açafatas da CORTE e dos militares e do Principe Regente. Era uma moda que teve de se adaptar aos calores dos trópicos. Tecidos mais leves, meias mais finas, etc