.

quarta-feira, 7 de março de 2012


Mulher
 
Você que busca no dia a dia sua
independência, sua liberdade, sua
identidade própria;

Você que luta profissional e
emocionalmente, para ser
valorizada e compreendida;

Você que a cada momento tenta ser a
companheira, a amiga, a "rainha do lar";

Você que batalha incansavelmente por seus
próprios direitos e também por um mundo
mais justo e por uma sociedade sem
violências;

Você que resiste aos sarcasmos daqueles
que a chamam de, pejorativamente, de
feminista liberal e que já ocupa um
espaço na fábrica, na escola, na
empresa e na política;

Você, eu, nós que temos a capacidade de
gerar outro ser, temos também o dever de
gerar alternativas para que a nossa Ação
criadora, realmente ajude outras
mulheres  a conquistarem.
                                            Ilsa da Luz Barbosa



Economista e política eleita a primeira mulher para o posto de Chefe de Estado e de Governo, em toda a história do Brasil. Nascida em família de classe média alta, interessou-se pelos ideais socialistas durante a juventude, logo após o Golpe Militar de 1964. Em 2009, foi incluída entre os 100 brasileiros mais influentes do ano, pela Revista Época e a Revista Forbes classificou-a como a 16ª pessoa mais poderosa do mundo.  Em 2011 estava incluída na lista das 100 personalidades mais influentes do planeta pela Revista Time, como a terceira mulher mais poderosa do planeta e 22ª pessoa mais poderosa do mundo pela Forbes. Dilma foi a primeira mulher a abrir a Assembleia-Geral da ONU em 2011 que foi realizada em Nova Iorque.

 
Nasceu em uma família de descendentes de alemães na região noroeste do Rio Grande do Sul, na cidade de Horizontina. Quando adolescente, tinha o sonho de se tornar uma jogadora de vôlei. Hoje é considerada a ubber model do planeta. A mais bem paga modelo da atualidade. Gisele namorou o ator Leonardo DiCaprio e terminou casando como jogador de futebol americano Tom Brady, com quem teve o 1° filho, Benjamin. De extraordinária simpatia, nunca esqueceu suas origens brasileiras, apesar de ter se transformado numa celebridade do Jet set internacional.


 
Nascida Maria Gomes de Oliveira no sítio Malhada da Caiçara, do município de Paulo Afonso, na época município gloriense, na Bahia, foi a primeira mulher a participar de um grupo de cangaceiros. Depois de um casamento frustrado e fracassado, no qual não gerou filhos, em 1929 tornou-se a namorada de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, conhecido como o "Rei do Cangaço". Morando na fazenda dos pais, um ano depois do namoro foi chamada por Lampião para fazer efetivamente parte do bando de cangaceiros, assim se tornando a mulher dele, com quem viveria por longos 8 anos. Morreu em 28 de julho de 1938, quando foi degolada ainda viva pela polícia armada oficial (conhecida como "volante"), assim como Lampião e outros 9 cangaceiros. 

 
Pertencendo a alta aristocracia americana. Possuidora de uma beleza deslumbrante bem antes da Casa Branca, Jacqueline fez sua estreia na sociedade em 1947. Não demorou muito para os olhos de John F. Kennedy cair sobre ela. Aos 31 anos, Jacqueline tornou-se uma das mais jovens primeiras-damas da história. Culta e inteligente. Dona de uma beleza e elegância sem igual, o povo americano imediatamente se apaixonou por ela. Seu amor pela arte e pela música trouxe elegância à Avenida Pensilvânia, como se nunca tivesse havido antes. Teve dois filhos com Kennedy, Caroline e John Jr. Anos após o brutal assassinato de seu marido, Jacqueline casou-se com o magnata grego Aristóteles S. Onassis.

 
Nos últimos anos, os historiadores se perguntam sobre a extensão da beleza de Cleópatra. Algumas de suas representações da época mostram seu nariz ser muito proeminente. No entanto, na época um nariz forte significava força de caráter. Cassius Dio, um historiador romano, escreveu sobre esta mulher: “Porque ela era uma mulher de extrema beleza, ela também possuía uma voz muito encantadora e um conhecimento de como fazer-se agradável para cada um.” Ela encantou os homens mais poderosos do Império Romano: Júlio César e Marco Antônio. Este último se esqueceu que ele tinha uma esposa em casa e se casou com Cleópatra.

 
Conhecida pela sua beleza, moda, sentido, carisma e alto perfil de trabalho de caridade, Diana tornou-se uma celebridade em todo o mundo após seu casamento com o Príncipe Charles. Ela deu nova vida à aristocracia britânica, vestindo roupas elegantes em conjunto com o seu jeito cativante. Uma pesquisa da BBC britânico nomeou a terceira maior personagem britânica de todos os tempos, à frente de Charles Darwin e Margaret Thatcher.
 
Por 16 anos, ela levou as forças francesas em uma série de ataques bem sucedidos contra os ingleses. Ela teve que usar roupas de homens e cortou o cabelo curto para não ser visto como um objeto sexual. Ainda assim, ela conseguiu inspirar um exército de homens dobro de sua idade para segui-la. Em 09 de maio de 1920, cerca de 500 anos depois de sua morte, pela inquisição católica, acusada de heresia e bruxaria, Joana d’Arc foi definitivamente reabilitada, sendo canonizada pelo papa Bento XV – passando a ser a Santa Joana d’Arc.

 
Gabrielle Bonheur Chanel mais conhecida como Coco Chanel foi uma importante estilista francesa. Suas criações influenciaram a moda mundial. É a fundadora da empresa de vestuário Chanel S.A. Seu pai era feirante e a mãe domestica. Em 1903 trabalhou como costureira em uma loja de enxovais e também fez tentativas no teatro. Viveu com Etienne Balsan (1880-1953), que foi um socialite e herdeiro de uma famosa fábrica de tecidos que na época fabricava o uniforme do exército. O milionário inglês Arthur Capel ajudou-a a abrir a sua primeira loja de chapéus. A loja Chanel iria tornar-se num sucesso e apareceria nas revistas de moda mais famosas de Paris. Chanel abriu a primeira casa de costura, vendendo roupas desportivas para ir à praia e para montar a cavalo. Pioneira, também inventou as primeiras calças femininas. Os seus tailleurs são referência até hoje. Em 1920, criou o perfume que a iria converter numa grande celebridade por todo mundo.